23
Aug
08

Mapa de Inglehart

Acho este mapa de Inglehart muito interessante. Principalmente porque é um estudo estatístico que coloca os países em dois eixos sócio-culturais e mostra Portugal no cluster da América Latina.

Além disso permite perceber melhor como se trabalha num determinado país. Já tinha percebido que gostava mais de trabalhar na Alemanha do que em França. Que a Suécia e a Holanda eram sítios muito especiais (e bons) para trabalhar. E recentemente percebi em termos de trabalho a Irlanda era mais parecida com os países do sul do que com o norte da europa.

Depois de ver este gráfico fico com vontade de fazer um projecto no Japão :-)

"Societies near the traditional pole emphasize the importance of parent-child ties and deference to authority, along with absolute standards and traditional family values, and reject divorce, abortion, euthanasia, and suicide. These societies have high levels of national pride, and a nationalistic outlook. Societies with secular-rational values have the opposite preferences on all of these topics."

"The second major dimension of cross-cultural variation is linked with the transition from industrial society to post-industrial societies-which brings a polarization between Survival and Self-expression values. The unprecedented wealth that has accumulated in advanced societies during the past generation means that an increasing share of the population has grown up taking survival for granted. Thus, priorities have shifted from an overwhelming emphasis on economic and physical security toward an increasing emphasis on subjective well-being, self-expression and quality of life. "




8 Responses to “Mapa de Inglehart”


  1. 1 August 24, 2008 at 02:57 am by Bruno Rodrigues

    Portugal é América Latina ?

  2. 2 August 24, 2008 at 04:58 am by Rui Miguel Silva Seabra

    Cheira-me que alguém se enganou e trocou Portugal com o Uruguai. Ou agora este tb é na Europa? :D Trocaram de lugares?

  3. 3 August 24, 2008 at 08:39 am by Pedro Lima

    Acredito que os dados estão correctos (estes estudos são feitos por várias dezenas de investigadores de todo o mundo). Isso significa que Portugal é culturalmente mais parecido com a América Latina do que com a Europa Católica. Também sempre ouvi dizer que o Uruguai era o país mais Europeu da América Latina e isso bate certo com os dados do gráfico.

    É um gráfico que dá que pensar...

  4. 4 August 24, 2008 at 08:44 am by Bruno Amaral

    Tenho estado a fazer pesquisa sobre sistemas de valores. E não me tornei grande fã de Inglehart. Mostra algumas ideias interessantes em termos de consumo e publicidade.

    Mas para comparar a cultura organizacional, prefiro o trabalho de Geert Hofstede (http://www.geert-hofstede.com/).

    O trabalho dele baseia-se em pesquisa que fez com a IBM, e o Inglehart foi buscar muitas ideias a Hofstede.

  5. 5 August 24, 2008 at 11:09 am by Pedro Lima

    Bruno, obrigado pelo link (muito interessante).

  6. 6 July 11, 2012 at 03:09 am by Leo

    Sou estudante de Ciências Sociais e leitor assíduo de Inglehart, o que ele propõe ao inverter Portugal e Uruguai de suas respectivas regiões geográficas é o fato dos portugueses demonstrarem prioridades valorativas similares aos latino-americanos, sendo os uruguaios mais inclinados ao grau de prioridades valorativas dos países católicos da Europa. Neste caso pouco importa a posição geográfica dos países, mas sim as regularidades culturais que podem ser encontradas em países geograficamente dispersos.

Comments closed for this old post