14
May
09

Sophia Antipolis

Na década de 70 a europa decidiu criar um concorrente ao silicon valley. O resultado foi Sophia Antipolis, um grande parque tecnológico perto de Nice. É certo que o desenvolvimento não acontece do dia para noite, mas agora que já passaram quase 40 anos é razoável fazer uma avaliação. Por exemplo, quantas web startups surgiram no sillicon valley europeu? alguém conhece alguma?

Não foram muitas as empresas europeias na revolução digital. Alguns exemplos que me lembro: MySQL que surgiu em Uppsala, a Skype com sede no Luxemburgo e equipa de desenvolvimento originalmente na Estónia, o Opera desenvolvido em Olso, o Last.fm em Londres, e no underground o ThePirateBay vem/vinha de Estocolmo.

De certeza que faltam muitos projectos. Mas Sophia Antipolis parece ser mais um deserto de inovação do que um vale. Aparentemente o facto de uns burocratas terem escolhido um sitio para largarem uma pipa de massa não teve grande impacto no mundo (pelo menos no mundo digital).




7 Responses to “Sophia Antipolis”


  1. 1 May 14, 2009 at 10:50 pm by Luís Miranda

    Já trabalhei em Sophia Antipolis, na Amadeus. Não tive a oportunidade de presenciar grandes inovações, mas posso dizer que é um óptimo local para se trabalhar (joga noutra liga que Tagus Park e afins).

    Não me parece que as empresas que existem lá estejam na mesma "onda" que as de Sillicon Valley. Aliás, se fosse assim tão fácil de reproduzir o ambiente que existe em SV, este não seria um caso ímpar a nível mundial.

  2. 2 May 16, 2009 at 03:56 pm by Pedro Lima

    Nunca lá fui, mas pelas fotografias parece ser um local espantoso. Talvez seja um bom sitio para ter um emprego. Mas para montar uma empresa o "Silicon Roundabout" de Londres parece ser bem mais interessante.

  3. 3 May 20, 2009 at 07:49 am by brecke

    Os "silicon valleys" são proporcionais ao espírito empreendedor dos povos :) Obviamente que deste lado do oceano jogamos numa liga diferente..

    Já agora, creio que o skype é da Estónia e não da Lituânia, pelo menos era o que dizia a tarja no aeroporto de Tallinn há uns meses "Estonia. Home of skype [..]"

  4. 4 May 20, 2009 at 12:48 pm by Pedro Lima

    Thanks brecke, o Skype vem de facto da Estónia e não da Lituânia. Vou corrigir o texto.

  5. 5 May 29, 2009 at 08:18 am by Miguel Monteiro

    Parece que tb n´so vamos ter a nossa Sillicon Valley... em paredes!

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php...

  6. 6 May 29, 2009 at 09:45 am by Pedro Lima

    Pois tb vi a notícia do Planit Valley. Provavelmente vai ser como os carros eléctricos, apenas ficam para a história os press releases. :-)

    Na minha opinião a cidade da Europa que tem mais condições para vir a ter um Silicon Valley é Barcelona (pelo clima, pelo mar e pelas artes e cultura). Mas claro que isso a acontecer será uma coisa natural, resultado de se juntarem aí empreendedores inovadores. Neste momento o mais parecido deve ser Londres, e talvez Amsterdão em segundo lugar.

Comments closed for this old post